+10 SUPER DICAS DE COMO  ORGANIZAR UM CASAMENTO

62
7min de leitura

Você está planejando dar o próximo passo e se casar? Parabéns!

Após o pedido de casamento e a decisão de realizar esse momento especial, é hora de fazer algumas escolhas cruciais, como a definição da data, a escolha do local e a seleção de diversos fornecedores. Nesse post, você encontrará muitas dicas e inspirações para ajudar na organização do seu grande dia.

VIREI NOIVA E AGORA ??

Não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Você ficou noiva e está nessa fase sem saber para onde ir? Então, calma que este post é especialmente pensado em você. Com mais de 10 anos nesse mercado e depois de ter fotografado muitos casamentos, achei que estava na hora de reunir em um só lugar todas as minhas dicas e experiências sobre esse momento tão especial na vida dos noivos. Criamos, então, este guia super completo para te ajudar, com a visão de quem já passou pela experiência de também casar, mas principalmente pela visão de um fotógrafo de casamento que tem a oportunidade de observar de perto o que muitas noivas passam e sofrem com a organização de um casamento. Minha intenção é te ajudar a entender alguns passos do planejamento do seu casamento. Vamos lá então!!

DICA 01: DEFINA O ESTILO DO CASAMENTO

A primeira coisa a se fazer, sem dúvida, é escolher e definir o estilo do seu casamento. Estabeleça quais são as prioridades associadas a ele e como você deseja que seja o estilo do seu casamento. Está sonhando com um casamento pequeno e íntimo ou prefere algo grandioso, com uma extensa lista de convidados? A definição deste aspecto será fundamental, pois influenciará diretamente nas próximas etapas da organização do seu casamento.

DICA 02: DEFINA A DATA DO CASAMENTO

Provavelmente, você já tem em mente alguma data que deseja casar, porém, só vai saber se essa data é realmente possível conversando com seu assessor e o local onde deseja casar, afinal, eles precisam ter essa data disponível!

Eu sei que às vezes tem aquela data que tem algum significado especial, mas isso pode acabar limitando um pouco suas escolhas. Também existem algumas dicas para escolher a melhor data para casar. Por exemplo, se você deseja casar ao ar livre, é aconselhável escolher um mês de poucas chuvas. Se deseja economizar no casamento, pode escolher um mês menos procurado, como junho e julho, por exemplo. O valor do seu casamento pode mudar até escolhendo uma sexta a um sábado. A data influencia diretamente no seu orçamento, lembre-se disso!

DICA 03: O ORÇAMENTO

É fundamental que vocês tenham conhecimento do quanto podem investir no casamento. Essa é uma decisão importante e crucial para determinar o tamanho do evento que vocês desejam. As possibilidades de detalhes em uma festa de casamento são infinitas. Se deixar, vai longe!

Por isso, é importante que vocês entendam quais são as prioridades para vocês, o que não pode faltar de jeito nenhum e o que é essencial. Assim, será mais fácil abrir mão de algo que não está de acordo com o orçamento previsto.

DICA 04: CONTRATE UM ÓTIMO ORGANIZADOR(A) DE CASAMENTOS

Contratar um excelente organizador de casamentos é uma das partes mais importantes e pode ser o item número 1 dessa lista. Muitas vezes, as pessoas não compreendem a importância desse profissional até se depararem com uma situação em que se arrependem por não tê-lo contratado.

Sempre digo que um organizador é o maestro que vai reger todos os profissionais do casamento, garantindo que tudo esteja de acordo e funcionando perfeitamente no grande dia. Ao contar com uma assessoria, você poupa tempo e se livra de ficar "batendo cabeça", pois eles possuem toda a experiência necessária para planejar um evento de maneira otimizada e eficiente.

DICA 05: FAÇA A LISTA DOS CONVIDADOS

Importantíssima no processo de organização de um casamento, a lista de convidados faz toda a diferença nos próximos itens. É a quantidade de pessoas que vai definir quanto vocês vão gastar, que tipo e tamanho de espaço para eventos vão precisar, entre outros detalhes. A sugestão que eu dou é que cada um dos noivos faça uma lista prévia com todas as pessoas que gostariam de convidar.

Dica bônus: Vale a pena deixar uma margem nesta lista para acrescentar novos convidados no meio do caminho, você não imagina o que pode aparecer de gente nova na sua vida no período de um ano e que podem virar pessoas que não podem deixar de ser convidadas.

DICA 06: ENCONTRE O LOCAL DOS SONHOS

Contratado o organizador, ele vai te dar um bom auxílio sobre como aliar seu orçamento ao número de convidados e ao lugar ideal para o seu casamento. É importante saber quantas pessoas o espaço comporta e se atende às suas expectativas.

Faça visitas e entenda a estrutura que cada local oferece. Se a cerimônia será em uma igreja ou em um ambiente diferente da festa, considere a distância entre os dois locais e indique direções e a melhor maneira para os convidados se deslocarem.

É muito importante também você definir o local com bastante antecedência, afinal, só dá para fazer um casamento por dia, então as datas costumam ser bem disputadas nos lugares mais badalados para casamentos!

*CASAMENTO INSPIRAÇÃO*

DESTINATION WEDDING NA SERRA GAÚCHA

Duas noivas, duas irmãs gêmeas e muita emoção ao mesmo tempo. Assim o sonho desses dois casais vindos do Paraná era que fosse uma cerimônia ao ar livre.Então o lugar escolhido a dedo foi Lote 75 no vale dos vinhedos em Bento Gonçalves.

O dia estava incrível, as meninas iniciaram os preparativos lá no Centro Estético Jane Beauty, onde aproveitaram cada segundo, já os noivos se arrumaram no hotel onde ficaram hospedados . A celebração foi linda onde o celebrante conduziu com maestria emocionou todos os convidadose tornou tudo ainda mais especial .

E claro teve um toque especial dos votos dos noivos, que semprevem carregado de muitas histórias e emoções.. E por fim não poderiam deixar de festejar né, com muita bebida e comida típicas da nossa serra gaúcha.

DICA 07: QUEM SERÁ O SEU FOTÓGRAFO ?

Sei que sou suspeito para falar, mas a definição de quem vai fotografar o seu casamento é um detalhe relevante na hora de organizar seu casamento. Afinal, é um momento único que ficará na memória por toda uma vida. Conte com profissionais competentes, capazes de capturar esse momento da melhor forma.

Para essa escolha, pesquise e pegue referências de fotos de casamento e estilos que você mais gosta. Marque reuniões, veja portfólios e trabalhos anteriores. Tire dúvidas e conheça bem o trabalho dos profissionais selecionados, buscando alinhar as expectativas.

Dica bônus para escolher fotógrafo: na hora de escolher o fotógrafo, não se satisfaça apenas pelas fotos de casamento que você viu no feed do Instagram, é muito fácil ter um feed bonito. Peça para ver uma história mais completa de um casamento. Um bom fotógrafo tem que ter consistência e apresentar um trabalho bonito do começo ao fim do casamento.

DICA 08: QUEM SERÃO DJ, BANDA E ATRAÇÕES ?

Uma festa só é considerada boa se há muita diversão e os convidados não saem da pista de dança, não é mesmo? Banda ou DJ, boa música, definitivamente, é fundamental para o sucesso de uma festa. Alguns casais até consideram a contratação de mais de uma atração caso haja orçamento para isso.

Boas bandas e DJs badalados, assim como o fotógrafo, também devem ser contratados com antecedência, já que não podem participar de vários eventos ao mesmo tempo e contam com agenda cheia. Além disso, é interessante que você conheça o trabalho ou participe de alguma festa com esses profissionais.

Entenda não só se tocam o estilo de música que agrada o casal, mas se também são capazes de animar os convidados de todas as idades.

DICA 09: O VESTIDO DA NOIVA


Escolher o vestido de noiva é a parte mais emocionante e especial da organização do casamento. Há quem sonhe com ele desde criança e quem não tenha a menor ideia de por onde começar a procurar. Mas, afinal, como escolher o vestido de noiva ideal?

Não esqueça da sua personalidade: Muitas pessoas vão querer dar pitacos sobre qual é o modelo mais bonito e, geralmente, esses vestidos acabam sendo os mais tradicionais.

Considere o estilo do seu casamento: Na hora da escolha, tente lembrar também do estilo do seu casamento. Será uma cerimônia na igreja, no campo ou na praia? Vai estar frio ou calor? Todos esses fatores devem levar em conta para a escolha do seu vestido de noiva.

DICA 10: ORGANIZE COM ANTECEDÊNCIA SEU MAKING OF


O making of da noiva é um misto de sentimentos, alegria, ansiedade, nervosismo e muitos outros misturados. É muito significativo, por isso, pense com carinho em como você deseja que ele seja registrado.

Qual será o local? Você estará acompanhada de familiares próximos e madrinhas? Quais detalhes estarão presentes? Há um significado por trás de algum objeto ou acessório especial que fará parte do seu traje, como uma joia de família, por exemplo?

Converse com o fotógrafo e definam o que é importante e não deve ser esquecido. Como estamos habituados a esse tipo de registro, podemos contribuir com várias dicas e sugestões.

Dica BÔNUS: Converse com a equipe de cabelo e maquiagem para você ficar pronta com antecedência, assim teremos um tempinho para fazer aqueles lindos retratos da noiva pronta.

TENHA EM MENTE O REAL OBJETIVO DE UM CASAMENTO.

Qual o motivo de tudo isso? Celebrar o amor de vocês, é claro ! Um casamento é um marco na vida do casal, uma celebração que reúne as pessoas mais importantes para oficializar o fato desse compromisso que estão assumindo um com o outro, e o compromisso de integrarem uma nova família.  

O casamento é muito mais do que uma festa, é o dia mais importante de suas vidas, o dia que pessoas do mundo todo sonham em ter.

Então se você curtiu essas dicas,fique a vontade para compartilhar com suas amigas que estão entrando nessa aventura e querem saber como preparar um casamento. 

Ahh, não tem ainda o fotógrafo para teu casamento ?? Clique aqui no link e vamos conversar um pouco mais sobre os preparativos, será im prazer poder te ajudar com a minha experiência.

Casar é fascinante. Casar é indescritível...

Fabrício Carpinejar


+10 SUPER DICAS DE COMO  ORGANIZAR UM CASAMENTO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

SAIBA QUAL É O MELHOR LUGAR PARA O MAKING OF DA NOIVA

7 LUGARES INCRÍVEIS PARA SEU ENSAIO PRÉ CASAMENTO

A IMPORTÂNCIA DO ÁLBUM DE CASAMENTO

Logo do Whatsapp